terça-feira, 31 de março de 2009

Desenhos animados: Coisa de criança?

. terça-feira, 31 de março de 2009

Por: Guilherme Dumas

Seguindo o mesmo viés abordado pelo Diego, eu defendo agora que os desenhos e animes também não são apenas para crianças, afinal também são um meio bastante prático de apresentar ideologias e de criticar a sociedade.

Como exemplo principal, cito um dos desenhos mais conhecidos e que abrange os temas daqueles voltados para um público adulto: Os Simpsons, uma paródia satírica criada por Matt Groening, que apresenta uma família de classe média norte-americana e demonstra diversas ironias e hipocrisias que há no mundo dos adultos, como por exemplo, os diversos comentários de Homer sobre sua família (“Eu tenho três filhos e nenhum dinheiro, por que não tenho três dinheiros e nenhum filho?”).

homer cueca

Simpsons: crítica corrosiva à sociedade e aos costumes e hábitos.

Não me focando apenas naqueles que constroem criticas sociais, mas também há inúmeros animes que apresentam personagens com conflitos psicológico-emocionais como o caso do anime Elfen Lied, que abusa de nudez, sangue e psicoses dos personagens, principalmente a principal, que demonstra uma segunda personalidade psicopata, mesmo sendo um anime, de longe ele é infantil, demonstra uma face mais obscura da psique humana, e de como o ser humano pode ser perigoso, não distante disso, sugiro outro anime além de Elfen Lied pra ilustrar o que eu digo: Gantz, embora a história do anime não tenha sido muito bem trabalhada, ele ainda tem uma critica muito interessante, e não perde o seu mérito.

elfen_lied

Elfen Lied: nudez, violência e conflito psicológico.

E também há animes que demonstram muitas vezes desejos mesmo que subconscientes dos seres humanos, como o de fazer justiça às suas próprias idéias, que é o caso de Death Note, que apresenta um jovem extremamente inteligente que adquire uma forma de assassinar as pessoas sem precisar “sujar suas mãos”, e ele no inicio mata apenas criminosos e seres considerados como a escoria da sociedade, mostrando também como um desenho que aborda temas adultos e muitas vezes que nem certos adultos conseguem assistir, por tamanha seriedade.

DeathNote_Anime_Cast_500

Death Note

Bem, está aí o meu post, espero que gostem e que se interessem nos desenhos que apresentei, explorei superficialmente o tema, mas é por falta de tempo.

Semana que vem eu volto com o post “vídeo games não são apenas de crianças”. Aguardem!

Até mais xD

Clique aqui para deixar seu comentário!

9 Comentários:

Érick Delemon disse...

A possibilidade e liberdade de criação que os desenhos animados permitem dão ainda mais humor e acidez quando se quer usar temas adultos, seja a crítica como os Simpsons, ou mesmo a nudez, e os conflitos.

Assim que puder aprofunda nisso que tem muita coisa legal! xD

____________________
Blog do Delemon

Francisco disse...

Cara! Parabéns pelo blog e pelo post.
Independente da qualidade dos quadrinhos adultos (que são bons), é uma forma de uma população que não lê livros, tomar algum contato com as letras e imagens.
Um abraço

Anônimo disse...

Acho que desenhos animados são uma daquelas coisas que não precisa se ter idade para assitir... posso dizer que sou muito mais aficionada por desenhos hoje do que quando era criança...

Hoje mesmo passe a tarde inteira
vendo desenhos.. lógico que acho que os desenhos hoje estão muito mais violentos do que viamos antigamente... aliás, violentos não... mais sanguinários, com monstros, demonios essas coisas...
mas mesmo assim... continuo amando desenhos!

Ótimo texto... blog mto bacana!
bjos xD

Anônimo disse...

Esse seu post me faz lembrar que de vez em quando eu chego nas locadoras e vejo desenhos como "South Park" na seção dos infantis. Realmente no Brasil tem-se muito a cultura de que desenho é coisa só pra criança.

Rodrigo

Benedetti disse...

Mto bons os desenhos citados, otimo texto duracell
abraçao

Unknown disse...

pode ate naum ser coisa d criança..... mas com certeza eh prum publico de tarados japoneses e d outras nacionalidades...

msm naum sendo adequado pra criança... sangue e sexo naum eh um tema q cativa grande parcela dos adultos... ainda masi c isso se encontra desenhado num papel... sei lah... acho complexo

Matthaeus disse...

Discordo de você mauricio. Se fosse assim, as novelas não fariam tanto sucesso.

Não adianta negar. Adulto gosta de violência sim e de erotismo, paixão, relação íntima.

Gosta sim.

Assistir isso desenhado pode ser uma ótima experiência para ver algo novo, visto que estão enjoados dessas porcarias americanas (pica-pau, tom e jarry, etc.).

Carlos Dimitris disse...

Nada haver isso de so criança gostar de desenhos . muitos adultos ainda gostam de desenhos , animes e coisas do genero. isso explica tambem porque muito adulto ainda consome quadrinhos e tal. :}

lucasjacome disse...

Alguns desenhos infantis tem temas temas adultos como
Gárgulas
Samurai Jack
Dcau
Avatar series

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

"Faça o que tu queres, pois é tudo da lei!" E diga aqui também!

 
{nama-blog-anda} is proudly powered by Blogger.com | Template by Agus Ramadhani | o-om.com
BlogBlogs.Com.Br