domingo, 29 de março de 2009

HQs Adultas.

. domingo, 29 de março de 2009

Por: Diego? Glommer?

Muitas pessoas acham que as HQs são coisa apenas para crianças. Mas a verdade é que uma forma de arte muito prolífica para diversos tipos de narrativa.

Hqs dos mais diversos gêneros já foram publicadas (terror, ficção científica, histórias de piratas, faroeste e etc.). E existe um tipo particular de histórias que é muito interessante: os quadrinhos adultos.

Antes que pensem que é pornografia, ou coisa do tipo, digo que, apesar de que histórias como tais possam ser chamadas assim, existe uma vertente particularmente interessante com esse nome. São histórias com temáticas abordadas de uma forma mais realista e que exploram os personagens sob uma perspectiva mais humanizada e psicologizante.

batsbatenosuper

Batman socando Superman em o Cavaleiro das Trevas (nemri.)

Pode-se dizer que este tipo de história começou com o "Cavaleiro das Trevas" roteirizada por Frank Miller. Nesta hq, lançada em 1987, Batman após anos de aposentadoria acaba sendo forçado a retornar à ativa devido ao caos que assola Gotham City. Contradições entre os personagens, questões morais, divergências políticas, velhice, impotência, terror e destruição. Todos esses são temas presentes nesta brilhante obra que acabaria por mudar totalmente a abordagem a partir daí feito sobre os super-heróis. (Além de tudo vale a pena, só pelo fato de que o Bats dá umas belas pancadas no "escoteiro" do Superman... rsrsrs).

No entanto, a obra tida comumente como a mais célebre é Watchmen. Roteirizada por Allan Moore e arte feita por Dave Gibbons, é uma história que rompe com qualquer tipo de visão simplista ou maniqueísta das coisas. Num mundo onde os heróis fantasiados, idolatrados outrora, são rechaçados pela sociedade e governos, para piorar ainda mais, tudo parece caminhar para uma hecatombe nuclear.

watchmen__1_

Watchmen: Quem é herói? E até que ponto?

O dilema moral entre o que é ser um "herói" e o que é ser um "vilão" é exposto de maneira brilhante. Quem é pior? O herói que se mantém firme às questões morais que defende, ou aquele que se desumaniza para manter a ordem?

Alan Moore, certa vez disse, não exatamente com essas palavras: "Frank Miller, com o Cavaleiro das Trevas, reconstruiu a forma de se abordarem os heróis. Eu, com Watchmen, acabei os destruindo de vez".

Particularmente, o que acho que Moore fez foi trazer a sua genialidade para as histórias em quadrinhos. Além de assinar posteriormente outros trabalhos também memoráveis, tais como: V de Vingança, A Liga Extraordinária e a Piada Mortal.

joker1

O Coringa. Completamente insano em a Piada Mortal.

Nos anos 90 o mercado de quadrinhos adulto veio se consolidando. Como não poderia deixar de ser as duas maiores editoras estadunidenses começaram a investir nesse segmento. A DC lançou o selo Vertigo, apenas para esse tipo de hqs e a Marvel veio a lançar o selo Marvel Max.

Nesse contexto iriam sair outras obras formidáveis tais como a já clássica Sandman, além de Origem (apresentando o surgimento de Wolverine), The Authority, Asilo Arkham e uma série de outros bons títulos.

Hoje é certamente um nicho muito fértil e pelo qual acabam saindo boa parte dos melhores produções a cada ano. E o que leva os leitores de quadrinhos admirarem e consumirem tanto esse tipo de história?

Como as próprias histórias a resposta não é de apenas um viés simplificado. No entanto, creio que isso se dá, entre outros aspectos porque há nelas um trabalho realmente sensível e capaz de aproximar o mundo da ficção e realidade. Estão ali muitas vezes heróis que parecem impossíveis de existir, mas por outro lado, eles não deixam de viver problemáticas verdadeiramente humanas.

Enfim, recomendo a qualquer um que estiver se iniciando na leitura de hqs que procure por títulos que seguem tal perspectiva de abordagem. O que não responsabizo é que uma vez lendo alguma delas você venha a se tornar um apaixonado por elas, o que é meu caso.

Domingo volto com mais de minhas postagens toscas. Até lá aproveitem e curtam o trabalho de nossos outros colaboradores aqui. Abraços!


4 Comentários:

Cayo Nauan disse...

Não curto mais HQ´S, mais são ótimas essas mais adultas pq incetivam ao adolescente a não parar de consumir HQS mesmo correndo na fase evolutiva. Conheço um cara que coleciona qudrinhos do Batman, fico fascinado com a estrutura do desnho e a evolução dos quadrinhos, é um mundo a parte!

http://cayonauan.blogspot.com/

Ferrockxia disse...

não sei como continuarei nas parcerias se com link ou banner, ou os dois kkkkkkkkk mas pode deixar que teu link tá indo pro exoticlic agora =D

Francisco disse...

A Blogosfera nunca mais será a mesma!
Parabéns!!
Abraços!!

Rodrigo Andolfato disse...

Gostei muito da proposta do blog, se continuar com matérias como essa tem tudo pra ser um sucesso.

Fala-se muito que Alan Moore destruiu os heróis (principalmente o próprio)! Mas honestamente eles parecem mais fortes do que nunca. Talvez ela tenha destruído a inocência destes personagens, mas foi isto que os tornou ainda mais interessantes, como o filme "O Caveleiro das Trevas" veio provar. O Batman de Chris Nolan em alguns momentos parece ter saído do Hq de Watchmen, tamanha a sua vulnerabilidade, e estar pronto para entrar na HQ de Frank Miller, tamanha a sua raiva!

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

"Faça o que tu queres, pois é tudo da lei!" E diga aqui também!

 
{nama-blog-anda} is proudly powered by Blogger.com | Template by Agus Ramadhani | o-om.com
BlogBlogs.Com.Br