domingo, 21 de junho de 2009

Truculência mano!

. domingo, 21 de junho de 2009

Por: Érick Delemon

É isso aí! Já vinha lendo sobre o assunto e definitivamente me dou o luxo de endossar linha por linha as opiniões que dizem que o ensino superior no Brasil está morto (ou quase, pelos ativos alunos marxistas pululantes que o habitam). Acabado, moribundo catatônico incapaz de reagir acadêmica, moral, intelectual e fisicamente a momentos como esse:

Olavo de Carvalho disse que quando publicou seu livro sobre Aristóteles, quebrou um jejum de 20 anos sem que o país produzisse sequer uma pesquisa sobre o estagirita. O espanto é grande pois se trata de um dos, senão o maior filósofo que já existiu! As faculdades de História e Filosofia estaria preocupadas demais com sindicatos, alienação, dialética do oprimido e afins para lançar de vez em quando um ou outro livro sobre as novas interpretações do assunto, como nos EUA, Alemanha, França e afins? O arcabouço intelectual do aprendiz de Platão é tão inesgotável que já se passam 2400 anos – contando o hiato em que as obras sumiram do mapa no início da Idade Média – em que o estudo de Aristóteles se faz presente geração após geração de intelectuais, pensadores, filósofos – enfim: formadores de opinião.

Meu ponto é dizer: não tem-se intelectuais no Brasil desde os tempos da ditadura, há mais de 20 anos esse país parece não produzir um pensador realmente autêntico, alguém que possa ser chamado literalmente de genial e admirado irrestritamente no exterior como Ronaldo já foi, como Senna ainda é. Partir desse caso específico não é motivo de prova da morte do ensino superior, mas exemplo.

As provas eu as tive quando depois dos meus primeiros meses de aula fiz um retrospecto e percebi que sempre chegava em casa cheirando a maconha, ou no mínimo tendo sentido o cheiro um pouco distante. Nos intervalos o contato com os usuários é constante, ou no mínimo sua presença inevitável em pontos do trajeto. A prova se tem quando vejo belos cartazes de grupos de estudo gramscianos, grupo de estudo de Marx, em que se leria todo O Capital, grupo de estudo de cultura popular – sempre sob a ótica de neomarxistas e socialistas… enfim, jamais vi cartaz de estudo sobre Smith, Mises, Bawerk, cadê o diálogo universitário tão valorizado em seu discurso?!

No ambiente universitário o discurso esquerdista é vox populi, é unívoco senão fosse pelas rixas que nada mais são expressões das lutas de poder internas dos partidos levadas aos diálogos da universidade. Se disse diálogos, perdão, cenas como Matias do Tropa de Elite na universidade, e do caso de amigo Pedro – logo abaixo – mostram que a USP’s não são lugares para vocês, como diz a moça do vídeo.

O apelo do público perdeu-se! Não estão acostumados a serem questionados nesses vinte anos de nenhuma produção genuinamente científica das áreas de humanidades, afinal Marilenas Chaúis fazem coro ao estudantes. Invadir a reitoria como forma de conseguir um feito também já não é o ponto. É invadir simplesmente pra conseguir falar. Mais do que já falam em suas revistas, Caros Amigos, Carta Capital, além de contar com a omissão da Folha, Globo e afins.

O vídeo não possui nada de chocante para mim – ser chamado de fascista ao defender o diálogo e a propriedade privada de quem trabalhou para consegui-la já me é comum – o conteúdo da notícia, que fala da truculência dos alunos espancarem quem é contra a greve, não… isso não é fascismo, afinal a definição de fascismo realmente se encaixa na defesa do diálogo, jamais o fascismo se definiria pelo uso da força: estudantes avante! Calai os porcos capitalistas e sua mídia controladora e alienante, não deixem que se exprimam a favor do grande capital – contra a propriedade!

1 Comentários:

Benedetti disse...

pois é delemon, eles lutaram tanto contra a censura, contra a intolerância, contra a livre-expressão só para que eles pudessem cumprir os papéis de censuradores, intolerantes, e repressores atalmente. E é como vc vê, onde está a dialética? Esse povo berrando a esquerda por ai e batendo nos que se opõe, as vezes realmente torço para que se instale um governo socialista no Brasil, pra esses caras serem todos mandados pra campos de trabalho forçado... pq o q eu vi no video são projetos de stálins, mao tsé tungs e outros ditadores e genocídas da esquerda...

no mais, ótimo post, só nao diga essas coisas na aula da georgia, ou o PC do B vai pegar vc e sua família heuashuesahuehsauehasuheasuheas

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

"Faça o que tu queres, pois é tudo da lei!" E diga aqui também!

 
{nama-blog-anda} is proudly powered by Blogger.com | Template by Agus Ramadhani | o-om.com
BlogBlogs.Com.Br