quinta-feira, 18 de junho de 2009

Discussões

. quinta-feira, 18 de junho de 2009


Na aula de hoje à noite ocorreu algo que me inspirou para o post de hj... Nao tenho posicionamento politico, mas todo mundo que me conhece me enquadra na "direita"... até aí tudo bem, prefiro sê-lo do que de "esquerda". Isso não impede que eu tenha amigos com outras visões de mundo e estabeleça discussoes SAUDÁVEIS com eles, Nádia e Felipe (com quem tive o prazer de apresentar o seminário de marxismo na atualidade) que dizem ter um posicionamento claramente a esquerda, Leonardo que já esta no fim do curso tambám diz ter um posicionamento parecido, André (famoso Preto Veio) que até é afiliado ao PSTU, além de professores como o Antônio Almeida e Maria Clara Tomaz Machado.
Com todos esses jah debati, e em todos os debates sai mais maduro intelectualmente, são todos ótimas pessoas, com muitas leituras e argumentos, exel
entes visões. O que direi aqui entrará para o "manual do universitário feliz".
Bom, todos nos gostamos de buteco... e lá a gente joga conversa fora, fala abobrinha sem medo, xinga os outros amigavelmente na cara mesmo, mas todos sabemos que o buteco é diferente da academia... e na academia temos que ter argumentos consistentes para sustentar nossas ideias, e nao agir autoritariamente como dono da verdade, creio que essa ainda é a base da dialética dentro da universidade.
Pedagogos... perdoem-me, mas ainda defendo que o ensino básico deveria ser composto de Oratória (a arte de bem falar), Gramática (a arte de bem escrever) e
Dialética (a arte de bem argumentar) além das ciências matemáticas: Aritimética (números em repouso), Música (números em movimento), Geometria (grandezas em repouso), e Astronomia (grandezas em movimento) assim como era a escola grega. Então, nao deveria-se entrar na universidade e participar da construção do conhecimento aquele que nao dominasse essas dimensões da razão humana. O ponto ao qual quero chegar é o seguinte... não podemos discutir academicamente o que discutimos no buteco, ou seja, nao podemos chegar em uma mesa redonda no anfiteatro do bloco 3Q, colocar uma garrafa de 51 no meio e gritar na cara dos participantes que estes não bem sabem o português, e que são todos burros.
O conhecimento acadêmico é feito de um processo dialético, onde nao há espaço para ignorâncias partidárias de qualquer tipo, de fanatismos politicos de nenhuma natureza, se você faz trabalho social no MST ou se é partidário do ARENA pouco importa, sentem-se à mesa e discutam como pessoas educadas e abertas à discussão.

Não existe construção de conhecimento sofista... Então, se você começar a discutir com um "projeto deformado e mal-acabado de um Stálin metido a alternativo" como o que eu discuti hoje, simplesmente vire a cabeça pra frente e preste atenção na aula, o mesmo vale para "rascunhos porcos e toscos de Benitos Mussolinis pseudo-intelectuais reacionarios".
no mais

Keep on Rockin' in the Free World


Abraços
Pedro Benedetti

3 Comentários:

Francisco disse...

Pedrão!
Este seu texto deveria ser lido no Congresso Nacional, em inauguração de obras públicas, em aula inaugural e distribuido nas escolas, assim como fazem com as cartilhas do MST.
Junto à todas as sugestões para um ensino de qualidade, como vc referiu, incluo a obrigatoriedade do Latim, para que as novas gerações aprendam a falar melhor, conjugar verbos e conhecer a origem da nossa língua.
Parabéns, cara!

Benedetti disse...

claro, se eu tivesse aprendido latim nao tava ralando tanto hj na materia de latim da facul
abraço cara
vlw

Érick Delemon disse...

Eita! Tive o (des)prazer de presenciar a situação que motivou este post! E depois de lê-lo só posso dizer que tu é um veterano a quem idolatrar. Não sei se eu teria a cabeça fria de simplesmente virar pra frente e continuar a ouvir à professora logo após alguém ter mandado estudar português, (?), sendo que tu já tá no latim....
E outra, mais um motivo pelo fato do que disse sobre o que deve ser ensinado: 1 ponto por incluir astronomia, 2 pontos por mostar que a matemática se traduz à realidade em sua totalidade enquanto entes em repouso e movimento! Segundo, por dar espaço à retórica e à dialética.
Acabo de ler um livro sobre Aristóteles, que tenta mostrar a possibilidade que o discurso para Aristóteles estão escalados em 4 níveis de credibilidade, sendo o primeiro o poético, o segundo o retórico, o terceiro o analítico (dialético) e no quarto a lógica.
Do jeito que você expôs, tudo abre caminho para a possibilidade do estudante ter reais bases para enfrentar a lógica na academia, e mais ainda, não teríamos tanta imbecilidade coletiva rolando por aí! Viva o ensino Clássico! Vien retro a me, e lascia dir le genti

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

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