segunda-feira, 22 de junho de 2009

O espírito de amizade

. segunda-feira, 22 de junho de 2009


Durante a semana que passou, vários acontecimentos me levaram a refletir sobre minhas relações, fatos que me inspiraram a escrever esse texto simples, óbvio, objetivo e diferente do que estou habituado.


Amizades verdadeiras, no cenário social em que vivemos, são cada vez mais raras. Mas este fator é óbvio, e é abaixo daí que se encontram os problemas. A amizade como foi colocada por Cícero nos mostra a ligação entre essa e a felicidade.


Realmente seria difícil gozar de um sentimento de bom êxito, sem sentirmos pelo menos apreço por alguém. Se analisarmos as relações sociais vamos perceber que o principal agente desencadeador dessa escassez de relações afetivas, é a ética, ou melhor a falta dela.


A ação desse agente foi explicado melhor por Platão ao sentenciar que as relações de amizade são, em sua maioria, geradas por Philautia, ou seja, a quase totalidade das pessoas que se mostram suas amigas o fazem por puro interesse. Essas regras observadas por estes estudiosos podem ser facilmente aplicadas na sociedade capitalista, onde pessoas simulam afetividade visando um bem futuro, mesmo que para isso seja preciso aniquilar a felicidade de alguém.


É difícil ver alguém hoje preconizando idéias como as propostas por Rosseau (Liberdade, Igualdade, Fraternidade). Se examinarmos a etimologia do termo Fraternidade, veremos que nos levará à concepção de irmandade, que por sua vez, seria o verdadeiro espírito de amizade.


Então devemos arquitetar as verdadeiras amizades, visto que, essas só se consolidam com muitos anos de convivência e confidência, como fazem os irmãos.


Abraços.


Matheus Carvalho”.

4 Comentários:

Anônimo disse...

amizade é tmo importante na nossa vida. sorte quem tem mtos do lado eu mesmo que meus amigos sejam verdadeiros não consigo conafiar plenamente m alguem.

Francisco disse...

Infelizmente, tem quem diga que amigo se compra, e cada um tem um preço, dependendo de quanto você se dispõe a pagar. Um empresário bem relacionado, teria uma cotação alta no mercado, um ex-político valeria um pouco menos, apesar de ter alguma influência ainda. A moeda seria o que você dá em troca por essas amizades"compradas".

Parece piada, mas amizades verdadeiras, as que não existem moedas no meio, estão cada vez mais raras. E quando existem devem ser valorizadas!

Um abraço!

Érick Delemon disse...

Boa mensagem Matheus!

o/

CrazyAnge£ disse...

Amizade é o amor fraterno, verdadeiro e que sem ele seríamos como uma ilha num imenso oceano.
Belo post!
Beijo
Até...
http://lokytrp.blogspot.com
http://criptadosfilmes.blogspot.com
http://spaceavatar.blogspot.com

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

"Faça o que tu queres, pois é tudo da lei!" E diga aqui também!

 
{nama-blog-anda} is proudly powered by Blogger.com | Template by Agus Ramadhani | o-om.com
BlogBlogs.Com.Br