domingo, 31 de maio de 2009

Para além da Wikipédia

. domingo, 31 de maio de 2009

Por: Érick Delemon 

 

600px-Wikipedia-W-bold-in-square.svgPessoal, hoje quero ser um pouco disruptivo com relação aos meus posts anteriores – em geral nostálgicos – para falar de algo mais atual e que prometo tratar pormenorizadamente no meu próprio blog, ainda que num futuro nebuloso. Muitos estão acostumados com a maior enciclopédia do mundo: a Wikipédia! Mas poucos se aventuram nos seus projetos irmãos, como são chamados pelos editores. A iniciativa ousada da wikipédia de se arrojar a ser a maior, mais completa, atualizada e livre enciclopédia trouxe frutos para seus usuários, na tentativa de abranger o conhecimento humano livre (sem restrições de copyright) para além da enciclopédia.

Wikisource-logo O primeiro – e talvez mais importante – projeto que vai além da pédia é o Wikisource, a biblioteca livre. É um “acervo virtual de textos originais que estejam em domínio público ou possam ser usados livremente”, e abriga interessantes projetos como o Vade Mecum, que visa ser uma coletânea legislativa para pronta consulta. Há também os Textos audíveis, com layout baseado na versão italiana do projeto, conteúdo baseado na alemã e estrutura e organização do wikisource em inglês.

Wikibooks-logo Partindo para outro irmão, temos o Wikilivros, livros abertos para um mundo aberto: onde é possível ao editor escrever livros sobre os mais variados assuntos. Destaco aqui o livro sobre Civilização egípcia, idiomas, e culinária. É um importante projeto que interpola os textos fontes do Wikisource com os artigos da Wikipédia, e pode num futuro render bons 750px-Wikiversity-logo.svgfrutos como uma tríade sustentadora da Wikiversidade, a universidade livre – de longe o mais ousado projeto de toda a Wikimedia Foundation – visando o estudo autonômo on-line. E mesmo sendo mais recente projeto da língua portuguesa, já conta com um interessante curso de Introdução à Língua Latina em estruturação.

Por fim temos o Wikinotícias, o Wikcionário e o Wikimedia Commons, como depósito de multimídia utilizada por todos os demais projetos. Fico por aqui com essa visão geral dos proejtos irmãos da Wikipédia. Ainda pretendo escrever mais sobre cada um, e saindo da mera descrição pra tentar analisar problemas, vantagens e futuro de todo esse mundo wiki.

Sem mais,

 

Érick.

1 Comentários:

Francisco disse...

O mundo wiki, não tem limites.
Às vezes olho para a Enciclopédia Barsa que tem na estante aqui de casa, e me lembro que quando criança, me diziam que tudo o que ali continha, era definitivo. E eu acreditava!
Um abraço, grande Érick!

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

"Faça o que tu queres, pois é tudo da lei!" E diga aqui também!

 
{nama-blog-anda} is proudly powered by Blogger.com | Template by Agus Ramadhani | o-om.com
BlogBlogs.Com.Br