sábado, 9 de maio de 2009

Tim Maia

. sábado, 9 de maio de 2009

Por: Lílian Carvalho



Olá a todos...Continuando com meus posts sobre música e músicos, falo hoje de um cara muitíssimo especial, Tim Maia.

Eu me lembro quando era bem novinha, no auge dos meus oito, nove anos, quando eu vi a notícia de que o meu querido Tim, havia à pouco falecido. Eu não me lembro de muita coisa, só sei que eu fiquei muito triste com isso por que eu adorava suas músicas, eram as minhas preferidas do playlist do chuveiro.
Cheguei a saber mais sobre sua vida muitos anos depois, mais precisamente no ano passado quando eu, invés de estudar mais um pouco pro vestibular e o extinto PAIES, eu axei o livro 'Verdade Tropical' do Nelson Motta, e claro, foi irresistível pegar para lê-lo na biblioteca que eu ia pra estudar.
De família humilde, o Tim era o n°18 de de dezenove filhos. Modestamente gordinho, ele entregava as marmitas que sua mãe fazia pra sustentar a família, sendo este um motivo pelo qual Tim era acima do peso, por que sua mãe era conhecida como um ótima cozinheira, uma mestre dos temperos. Além de Tim comer em casa, as marmitas chegavam 'um pouco' menos cheias nas casas dos clientes, imagine você por quê. Ele parava em frente a um campinho de futebol e ia jogar. Depois de tanto correr com o seu grande peso, Tim sentia fome. Erasmo Carlos inclusive, seu vizinho, amigo e companheiro de futebol reclamava da falta de carnes e pastéis na sua marmita.
Ele gostava de música. Aprendeu violão sozinho e ensinou a seu amigo Erasmo três acordes, e eles passavam tardes em vão tentando aprender as músicas de João Gilberto.
Tim Maia morou por uns tempos nos Estados Unidos. Foi lá que ele se encantou com com o soul americano, e devido a esta paixão, mais tarde influenciaria a música brasileira com sua mistura de soul e jazz com MPB. É interessante a forma que ele foi parar nos EUA. Tim tinha inventado que havia uma família norte amoricana esperando ele por lá. Falou tanto disso tudo que ele conseguiu a intera pra passagem (só de ida), isso aos 16 anos. Chegou lá, ele teve que se virar arranjando mil trabalhos, cantou em coros, viveu na esbórnia, experimentou diversas drogas das mais leves às mais pesadas. Acabou sendo preso e deportado para o Brasil. Começou a fazer músicas próprias. Todas de rock, que na época reinava bossa nova. Tim demorou a deslanchar. Pediu ajuda ao amigo Erasmo que na época já era famoso, ao Roberto Carlos. Em vão.
Tim conseguiu reconhecimento quando um povim aí de uma banda mais ou menos chamada Os Mutantes (sim, eu estou sendo irônica) o indicou pra uma gravadora e ele conseguiu gravar seu primeiro LP. Daí pra frente foi só suscesso.
Ao longo de sua vida musical, Tim gravou músicas inesquicíveis aos ouvidos brasileiros, entre altos e baixos na sua saúde, pois Tim enfiava o pé na jaca mesmo, no pó, na bebida , emprestava dinheiro pros amigos que não lhe pagavam, teve uma época que ele virou religioso seguindo uma religião aí que ninguém conhecia.
Vale lembrar também que ninguém sabia se ele iria nso shows que ele tinha no contrato. Ninguém sabia onde ele estava, se estava bem ou mal. Vivia reclamando da parelhagem de som nosshows, nunca gostava de nada; palavras mais ouvidas nos shoes dele eram: "Mais grave! Mais agudo! Mais retorno! Mais eco! Mais tudo!"
Efim. Tim foi conhecido como um dos cantores mais populares brasileiros, sentimental, intenso, infeliz no amor, amigo, simpático, inesquecível.

Maiores informações: Tim Maia-Vale Tudo-Nelson Motta.

1 Comentários:

Francisco disse...

O "síndico" tinha um vozeirão inconfundível mesmo.
A história dele é incrível e talvez se tivesse tido o apoio na hora certa, e alguma orientação, os exageros não teriam terminado tão cedo com a sua carreira.
Ótimo post, Lilian!
Um beijão.

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

"Faça o que tu queres, pois é tudo da lei!" E diga aqui também!

 
{nama-blog-anda} is proudly powered by Blogger.com | Template by Agus Ramadhani | o-om.com
BlogBlogs.Com.Br