domingo, 3 de maio de 2009

Podcasting

. domingo, 3 de maio de 2009

Por: Érick Delemon

 

Pra sair um pouco dos temas um pouco ‘cerebrais’ que tenho trabalhado aqui quero falar hoje sobre um recurso da Internet, que conseguiu abarcar toda a multimedia e se tornar uma meta mídia. Os Podcasts, que para mim representam os programas de rádio na rede! Talvez as definiçõs não sejam muito boas, mas o interessante é o autor do blog ou site ter uma via de comunicação diferente, mais interativa e até divertida com os internautas. Mais informações rápidas no artigo da Wikipédia: Podcasting.

 

cosmo making podcast Podcaster sem grana. CC-BY-SA 2.0 Uncleweed

 

Pra tentar ser um pouco mais ilustrativo, dou alguns exemplos de podcast. Eu assino o feed de podcast do “resumo diário” da folhaonline; é um resumo bem rapidinho das principais notícias do dia, a pilulazinha de atualidade, exatamente a que é criticada nos primeiros e concisos parágrafos do nosso amigo Diego! Justamente por isso, não dou muito valor a isso, ouço de vez em quando pra ver se não estou totalmente desconectado das notícias do mundo.

O próximo é necessário saber inglês… pelo menos ter bom ouvido, não é preciosismo, mas pelo curso que faço, acho fundamental estar antenado com isso. É o Audio News from Archaeologica do site The Archaeology Channel. É um podcast com ótima periodicidade: um programa de 10 minutos com as principais descobertas e notícias sobre arqueologia da semana!

Também encontrei programas anglófonos interessantes, mas que já não estão na ativa há mais de ano, desde um que discutia Filosofia em Star Wars, um outro que lia um texto de um filósofo estóico por programa, e coisas assim.

Pra manter uma proximidade distante (o.O) com uma paixão antiga, assino também podcast da NASA (dentre os muitos): o This Week at NASA, também semanalmente mostrando as novidades da agência espacial e dos descobrimentos astronômicos pelo mundo.

 

Finnish Podcasters

Podcasters com grana. CC-BY-SA 2.0 Uninen 

 

Voltando para a lusofonia, temos os meus preferidos: pra começar, um que no início eu quase parei de ouvir. Está disponível toda Segunda à noite e de início praticamente odiei por basicamente dizer um monte de coisa que eu discordava. Mas aí que veio a parte interessante, criei coragem de ouvir alguém que discorda de mim justamente por ser o diferente. É o True Outspeak do polêmico Olavo de Carvalho, o filósofo brasileiro que tem uma legião de odiadores em todo o Brasil. Não sem motivos! Realmente seu programa é tenso: critica muitas pessoas, organizações, posturas generalizadas, e o que na História chamamos de “imaginário”. Certo ou errado, é um importante contraponto na minha forma de entender o mundo.

Segundo, um podcast com periodicidade bem menos precisa. Mas a edição e a voz forte do narrador – além dos ótimos temas – fazem deste um delicioso podcast. É o EscribaCafe, com Christian Gurtner. Que diga-se de passagem, fez uma das melhores exposições da História de Roma (em três partes). Mesmo que as questões abordadas não sejam as mesmas que o curso de História propõe, a exposição, sequência e consequências mais gerais da História da Roma Antiga são primorosas, e mais: são fontes do meu estudo para a prova dessa semana =)

Ao final, o mais famoso do Brasil – ou pelo menos o que tem público mais fiel na hora de votar em competições de podcasts. É o Nerdcast! O podcast para nerds do site JovemNerd.com é lançado toda sexta-feira, pro alívio de muitos nerds que vão pro serviço tentando achar algo pra relaxar no fim daquela semana difícil. Abordam basicamente tudo o que abordamos por aqui no Lado B: HQ, livros (leia: J. R. R. Tolkien e Cornwell), cinema (leia: Star Wars e adaptações de HQ), nostalgias, História e muito humor sempre.

Pra quem percebeu, eu não expliquei muito o que é um podcast, fui egocêntrico mesmo e fiz o post girar em torno do que eu curto =), se querem entender o que é um podcast, escolha um desses acima e passe a ouvir por algum tempo ou ouça os episódios mais antigos, é bem divertido. Sem mais, fico por aqui!

0 Comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

"Faça o que tu queres, pois é tudo da lei!" E diga aqui também!

 
{nama-blog-anda} is proudly powered by Blogger.com | Template by Agus Ramadhani | o-om.com
BlogBlogs.Com.Br