segunda-feira, 20 de abril de 2009

Adaptações toscas das HQs .

. segunda-feira, 20 de abril de 2009

 

Por: Diego?Glommer? *

 

batmamilos

Batmamilos

 

Creio que realmente é complicado adaptar hqs para qualquer outro meio. Afinal de contas no cinema e na tevê, não se dispõe das mesmas possibilidades que os bons roteiristas e desenhistas dos quadrinhos.

 

Não é segredo para ninguém que Alan Moore detestou todos os resultados obtidos com adaptações de suas obras para o cinema e ainda se recusou a receber os direitos que lhe eram cabidos por eles. E olha que há de se convir que Watchmen e V de Vingança nem são tão ruins assim (Apesar que Liga Extraordinária é realmente medonho).

 

Agora imagine só se o Mago fosse o criador de Batman? Pois é... O pobre Bob Kane deve se revirar no túmulo com as peripécias do Adam West na década de 60 ou com os batmamilos e as cores berrantes do Joel Schumacher já nos anos 1990.

 

legendsofsuperheroes

The Legends Of Super Heroes

 

Porém isso nem é o pior. Pois ainda falando de DC Comics temos um filme da Liga da Justiça "sublime" dos anos 70, com o já vovô West interpetando o Cavaleiro das Trevas. Uiii, que sinistro! Participam ainda do filme: Robin, interpretado por Burt Ward o mesmo que fazia o seriado da dupla dinâmica da década de 60, além do Capitão Marvel, Lanterna Verde, Flash, Gavião Negro, Caçadora e Canário Negro. Além dos vilões Charada, Dr. Silvana Solomon Grundy, Giganta, Mordru, Sinestro e o Mago do Tempo.

 

Mas existem coisas mais trashes, meu amigo. Apresento a vocês Supaidaman! Quem???

 

Resumindo: Supaidaman foi uma produção da tevê japonesa que contava com um herói vestido identicamente como o Homem-Aranha, só que lutando contra o mal de uma forma que mais lembrava o Jaspion. Sim, imagina o Cabeça de Teia dentro de um robô lutando contra monstros de espuma... É bem por aí... Deixo o vídeo para quem quiser rir ver.

 

 

Plagiando um comentário que li na Wizard certa vez: "Será que os caras da Marvel não viram aquilo ou ficaram tão bobos que nem acreditaram que uma coisa tão bizarra poderia ser verdade?".

 

Ah! E também tem o filme do Capitão América. Em que Steve Rodgers, que é a identidade secreta do herói nas hqs, na verdade é filho dele, só que é ele (Ahm?!? Tá... nem eu entendi, mas é alguma coisa desse tipo...). Mas isso é o de menos, pior mesmo é o capacete de motociclista que o cara usa. Talvez tenha sentido inveja do Peter Fonda, com sua moto turbinada em Easy Rider... Vai saber o que se passou na cabeça do diretor.

 

capitain america

 

Mas acho que não existe nada mais fantástico do que um piloto de uma série do Supercão. É! Do supercão. Mas eu não estou falando de algo até legalzinho como aquele desenho do Krypto que recentemente passava no SBT. Estou falando de anões mascarados e vestidos como cachorros e que o Super da história se escondia sob a identidade Bark Bent. Ainda bem que tiveram o bom senso de não levar aquilo pra frente...

 

Bom, é claro que há mais coisas muito estranhas e isso sendo beeem eufemista (Vide os filmes da Liga da Justiça, Quarteto Fantástico e Geração X, nos anos 90). Mas fica para outra oportunidade falar deles.

 

E como eu disse no começo do texto: sei que é difícil transpor o que rola nos quadrinhos para outros meios. Porém, isso não justifica que avacalhem com os heróis desse jeito. Rsrsrs...

 

Abraços! E até a próxima .

 

* Diego? Glommer? é esquisito, leitor de quase qualquer coisa e estudante de História. Também escreve nos blogs Soluço Mental e o Não Foi Dessa Vez. Sempre lança seus textos, também estranhos, aqui no Lado B às segundas.

12 Comentários:

Rodrigo Andolfato disse...

Adorei essa matéria! Realmente o cinema tem hora que massacra com os quadrinhos! Eu já tinha assistido um filme ruim do Capitão América nos anos noventa. Não imaginava que tinha uma versão ainda mais precária!

Abraços

BLOGDOED disse...

O Joel Shumi quase acabou com a série Batman no cinema. Ele merecia levar um piau! hahahaha


Belo blog

--- disse...

=)) muuuuito bom esse post! raxeei no Supaidamen, deve ter sido uma beleza..hasuhsuhsu...Liga da Justiça...o capacete do capitão america..hashusu....os anoes vestidos de cachorro..hsauhus..raxei muito..vai entender essas adaptaçoes..

Francisco disse...

Quando nós, adultos, curtimos isso tudo, vá lá!
O pior é que estes "Super heróis" também fazem a cabeça da garotada. Se é que fazem!
Um abraço.

CrazyAnge£ disse...

Quem não curtia Jaspion, Jiraya entre outros ? Mas esse vídeo merece o prêmio "tosqueira do ano" rsrsrsrs nossa esse é campeão!
Sabe que sinto saudades dessa época?! E por último, CDZ que cada episódio era uma aula sobre mitologia e sobre filosofia oriental!
Mas sobre as adaptações "toscas" essa Liga da Justiça anos 70 eu queria ver !!!!!!!!!! nossa !!!!!!!!!!! será que tem um vídeo?
Eu não vi Watchmen mas meu amigo que é fanático por quadrinhos quis morrer com algumas diferenças entre ambos. V de Vingança e 300 eu achei bom, principalmente o último.
Mas co mo vc citou e muitos fãs comentam, é complicado adaptar HQs para as telonas e mais ainda para a telinha, por falar nisso, estava assistindo Hulk no Canal Brasil, para matar saudades! rsrsrsrsrs
Adorei o post, vou indicar sus blogs a esse meu amigo, creio que vcs terão muito para "conversar". Já que ele é fã de livros, cd, dvds e hqs e como eu fez História tb!
Beijos e até...

MBM Edit disse...

Gostei demais desse post
Meu falecido pai era um amante de Hqs, ele sempre dizias que nada nem ninguém seria capaz de passar pras telonas a essência dos HQs.
Eu não entendo muito, mas enfim.
O jeito que voce escreve é muito divertido (:

Nandy disse...

Muito bom teu blog!!!!!

!rodrigo! disse...

muito legal http://rodyjucy.blogspot.com/

Anônimo disse...

Anões? Fruta que caiu! Ninguém merece isso...

Realmente Watchmen não é tão ruim.. ou eu acho isso pq não li os quadrinhos.. mas, comparando com os outros filmes já produzidos ele e Ve vingança são os melhores....


bjos!

Anônimo disse...

Cassete! o Vídeo é mais bizarro ainda!


Completamente sem noção! tststststs..

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...
O HQ que marcou minha infancia foi Fantasma, e infelizmente, sua adaptação para a telona foi lamnetavel! depois dessa desisti de assistir filmes de super herois... mesmo tendo simpatia pelo homem-aranha.
Voce tem toda razão!

Anônimo disse...

Realmente, o Japão é péssimo em adaptações (a única que gostei foi o anime Pequeno Príncipe). Mas suas histórias originais são perfeitas. Aliás, nem sempre uma adaptação de HQ para filme saí bem, pois é muuuuuito difícil fazer tudo igual, direitinho. E até pq, isso faz perder a graça da série.

O pior exemplo disso é o filme recente de Dragon Ball =[


http://projeto-kraft.blogspot.com/

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

"Faça o que tu queres, pois é tudo da lei!" E diga aqui também!

 
{nama-blog-anda} is proudly powered by Blogger.com | Template by Agus Ramadhani | o-om.com
BlogBlogs.Com.Br