terça-feira, 7 de abril de 2009

Games: Apenas brincadeira de criança?

. terça-feira, 7 de abril de 2009

Por: Guilherme Duracell Dumas

games-education

Bem, como eu já havia dito o meu post de hoje tratará de games, além de fazer uma breve análise a respeito do perfil dos jogadores:  seriam eles imaturos.

Antes de qualquer coisa, devo salientar que os games não são apenas uma frente qualquer do entretenimento, hoje essa indústria movimenta bilhões de dólares. Pesquisas apontam que esse ano o rendimento total será de US$57 bilhões, mostrando que é uma das indústrias que não sofreram e nem sofrerão tanto com a crise atual. Mostrando que não é apenas uma indústria séria, mas que também com ótimo retorno financeiro, e com um crescimento anual considerável, do fim do ano passado até fevereiro houve um crescimento de 19% nas vendas de produtos relacionados ao mesmo.

Além de ser um acréscimo financeiro, os games também são uma ótima forma de espalhar cultura, como jogos que tem o enredo voltado a mitos, ou que demandam estratégias e pensamento rápido do jogador. Segundo pesquisas feitas pelo mundo (que são comuns no exterior), inclusive a que citarei é de uma tese de mestrado da psicóloga Luciana Alves para a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, demonstram que os jogos ampliam a atenção dos jogadores, por terem de observar toda a tela em busca de formas de alcançar o objetivo apresentado pelo game, e também desenvolvem melhor coordenação motora, graças aos controles sensíveis que algum erro pode resultar na derrota dentro do game.

atari-usb

Tudo começou com o Atari. Agora já tem até modelo com entrada USB... O.o

E as pessoas julgam os gamers como infantis, mas nem todos podem ser classificados de tal forma, há diversos games que não representam uma questão superficial e imatura, muitos destes nem podem ser comercializados para menores de 18 anos por apresentarem temas adultos, e por dizer adultos não confundam com nudez. Além disso, muitos games apresentam criticas sociais, como aqueles que condenam a poluição criada por empresas e que o personagem principal deve bater de frente contra essas empresas para tentar salvar o mundo, claro é uma visão extremista pensar que uma empresa deve ser detida para não destruir o mundo, mas esse não é o assunto. Existem ainda games que criticam ditaduras e até as próprias guerras, há diversos títulos que posso explorar, mas a minha idéia já foi apresentada e acredito que meu objetivo esteja completo.

Para fechar eu farei algumas indicações de games que são considerados para um público adulto, sugiro:

- “God Of War”, que tem um abuso do uso de sangue e violência além de nudez, mas com um ótimo enredo e que merece um lugar na sua prateleira.

- “Castlevania: Symphony of The Night”, apresentando um mundo obscuro, com monstros e diversos desafios para os viciados, além de uma critica ao preconceito.

God-of-War-II-391607

God of War

- “Metal Gear”, qualquer um da série, pois todos tem a mesma temática que é a espionagem, mas o enredo por trás dos games são muito bem bolados.

E saindo da parte adulta, sugiro dois games nostálgicos:

- “The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time”, um game completo para a sua época. Enredo bem feito, músicas inesquecíveis e eximiamente escolhidas e uma jogabilidade que até hoje muitos jogos copiam.

- “Megaman Collection”, poucas pessoas não perderam a paciência com a dificuldade absurda de megaman, mas todo gamemaníaco adora o azulzinho e tem saudades daqueles jogos em que pular algumas plataformas era a coisa mais difícil do mundo, e para algum gamer novato que leia isso eu desafio a zerar os primeiros megaman’s, hahahah jovem padawan, verá o que é dificuldade infernal. xD

Megaman

Megaman

Aproveitem os comentários para indicarem jogos também.

Sugiro que continuem visitando o blog e se divertindo com nossos textos.

Até a próxima e aguardem.

Clique aqui para deixar seu comentário.

3 Comentários:

Anônimo disse...

tem 4 selos pra vc no meu blog sinta-se a vontade em se apoderar deles e posta-los ok!

Érick Delemon disse...

Ótimo post Guilherme. Gostei da lista... deu uma aprofundada no tema ao exemplificar uns games legais. E poxa... Lado B ganha seus primeiros selos, QUE LEGAL!

Unknown disse...

eu so da turma do contra....logo vo falar "mal"..... eh a msm coisa dos "desenhos adultos" .Ser proibido para menores d 18 naum significa ter uma tematica adulta... ai depende do q cada um entende como "o universso adulto" ... como eu disse antes: sei lah... eh complexo

=*

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

"Faça o que tu queres, pois é tudo da lei!" E diga aqui também!

 
{nama-blog-anda} is proudly powered by Blogger.com | Template by Agus Ramadhani | o-om.com
BlogBlogs.Com.Br