sábado, 11 de abril de 2009

Amy Winehouse

. sábado, 11 de abril de 2009

Por: Lílian Carvalho

Amy Winehouse

Olá! Sou a mais nova agregada do Lado B de Um Disco Trash! Irei revezar com nosso amigo Girino =D.

Começo falando de uma pessoa muito polêmica, quando vista da ótica da imprensa. Ou talvez da minha também. Amy Winehouse.

Procure você mesmo no Google e você vai achar em 0,08 segundos (hahahahaha), em sua maioria, somente fotos dela bêbada na rua, com a maquiagem toda manchada. Talvez essa seja a Amy Winehouse pra muitas pessoas. Ou pra você.

Pra mim, ela é extraordinariamente imperfeita. Sua voz inconfundível, seu estilo (musical e de se vestir) quase que inédito, seus vícios.

É uma pessoa que paga caro por ser quem ela é. Sofrendo por ser famosa, sofrendo com o vício. Mas essa versão é dentro de uma idéia de que ela seja uma pessoa triste, e que tenta fugir da fama e de suas tristezas amorosas.

E se tivermos uma idéia completamente diferente do que ela seja? E se ela for uma pessoa que gosta mesmo de se drogar e não ta nem aí pra nada? Se for assim, que ela faça logo um outro disco maravilhoso, cheio de musicas com humor, melodias legais, visões amorosas que ainda não se via nas musicas. “Sujo, divertido, sarcástico, abusado, auto-dilacerador, de cortar o coração e extraordinariamente sagaz e mundano.” Como disseram no Daily Telegraph, um jornal britânico.

Comentando da parte musical de Amy, acho que já está mais do que provado que ela é uma inovação com relação às cantoras. Com influencias da década de sessenta, ela compôs musicas diretas, sem tantas firulas do jazz, que segundo ela combinavam mais com sua voz.

Mas considerando a primeira versão dela, que eu acho que é a mais provável, por que não é possível que uma pessoa chegue a esse ponto de beber tanto que mal consegue cantar direito suas próprias letras, não tenha nenhum problema. Tem que ter algo atrás disso. Será que foi com os caras loucos que Amy se relacionou? Acho que é meio inútil ficar tentando achar possíveis respostas. Talvez seja mesmo dependência química.

Para Amy Winehouse música não é apenas um mecanismo de defesa. É a sua linha de vida. Nos dois últimos anos, desde que Frank (primeiro disco) causou comoção colocando essa artista eloqüente e extraordinária no centro das atenções, Amy acha que o que mudou foram as circunstâncias, não ela própria. Mas é possível perceber mudanças em sua cada vez mais criativa “body art”, na maquiagem mais agressiva de seus olhos e na grande cascata de cabelos negros que atravessa seu rosto e suas costas. A essa altura, Amy Winehouse traçou uma rota que a fez passar de garota à mulher. Ela está desembaraçando seus nós, descobrindo seu verdadeiro espírito e aprendendo a fugir dos demônios que a têm perseguido.” *¹

Vai saber se ela tem mesmo esses problemas, pelo o que ela fala foram as circunstâncias...

*¹ – Do site Oficial de Amy no Brasil: http://www.amywinehouse.com.br/.


Clique aqui para deixar seu comentário

4 Comentários:

Anônimo disse...

no meu ver ela é viciada compulsiva, depressiva mas tem mto talento e soube chamar a atenção de todos!

Francisco disse...

Oi Lílian.
Parabéns pelo texto. Bom como o "Lado B...".
Acho que a Amy, além do vício, talento, etc. etc. etc, é também mais um produto da mídia.
Imagine ela bem comportadinha, a partir de agora. Acaba na hora!
Abss!!

Unknown disse...

Lado B... está de parabéns, ótimos posts!

Lílian, também sou fã da originalidade da Amy, que canta soul music dos anos 60 com uma roupagem totalmente moderna. E seu estilo de vida vicioso, boêmio e em decadência começou antes do auge do sucesso. Pode até existir o fator mídia (que explora seus escândalos) mas se ela conseguir se controlar e continuar expondo seu talento único, a decadência e o vício irão para o segundo plano.
Parabéns pelo ótimo post.

Érick Delemon disse...

Poxa, sempre achei o Jazz um pouco "too much" pra mim, a 'limpeza' dela no estilo pra fazer algo mais autoral, algo dela é realmente diferente e gostoso de ouvir. Agora: "É uma pessoa que paga caro por ser quem ela é" assino embaixo; infelizmente acho que ela vai seguir a trupe dos 27, então só temos pouco mais de um ano e meio com a presença dela ae!

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

"Faça o que tu queres, pois é tudo da lei!" E diga aqui também!

 
{nama-blog-anda} is proudly powered by Blogger.com | Template by Agus Ramadhani | o-om.com
BlogBlogs.Com.Br