quarta-feira, 15 de abril de 2009

David Gilmour

. quarta-feira, 15 de abril de 2009

Por Flávio "Pequi" Monteiro


Mais uma quarta estou aqui, tentando lhes passar um pouco do som que curto. Hoje é mais um grande guitarrista, conhecido tanto pelo seu trabalho particular como por ser membro de uma das mais importantes bandas de toda a história do rock, o Pink Floyd: David Gilmour. Dono de um estilo incofundível, seja pelos seus inesquecíveis solos de guitarra e belo timbre de voz, David Gilmour é um dos músicos com uma das carreiras mais invejadas, sendo de conhecimento (quase que) obrigatório para guitarristas e amantes do rock de todas as gerações. No Pink Floyd desde 1968, ajudou a criar albúns revolucionários como The Dark Side of the Moon, Wish You Were Here e The Wall (clique ao lado para ver uma postagem sobre este albúm em meu blog particular.), cujas inovações foram feitas não apenas no lado técnico (uso de sintetizadores e outros efeitos de gravação e mixagem), as letras, que abordam temas que tentam refletir sobre os pensamentos e ações humanas, e também no lado melódico e harmônico, introduzindo de uma maneira diferente elementos de outros estilos de música e do próprio rock, ajudando a caracterizar o que seria considerado o Rock Progressivo. Um outro fato que lhe dera grande repercussão, embora não por um lado bom, fora as épicas e tão discutidas brigas que teve com o então baixista e também vocalista do Pink Floyd, Roger Waters. Versões de ambos a parte, que acusam mutuamente de serem arrogantes e indiferentes quanto à idéias e projetos do outro, é de conhecimento de todos que desde 1985, Roger Waters não é mais um membro da banda e que tentara lutar pelo nome da mesma em tribunal, porém não conseguira ganho de causa. Após sua saída, os novos trabalhos da banda, efetivamente capitaneados por Gilmour, dividiram público e crítica quanto à característica própria da banda e sua qualidade, embora o segundo álbum lançado por essa formação (e também último do Pink Floyd), The Division Bell, seja considerado um excelente disco. Uma reunião da banda com Roger Waters ocorreu em 2005, quando os quatro membros se apresentaram gratuitamente no Festival Live 8, em londres. Apesar de outros shows terem sido cogitados, nada foi oficializado e, em 15 de setembro de 2008, Richard Wright, tecladista do Pink Floyd, morrera devido a um câncer. Seleciono a música Time, do álbum The Dark Side of the Moon, que, na minha opinião, possui o mais bem executado solo de Gilmour. Embora neste vídeo, extraido de uma apresentação da turnê de The Division Bell em 1994 ( que depois viraria o DVD Pulse), o solo esteja diferente de sua versão original, ainda assim a considero apropriada para postar aqui. Claro que poderia colocar Comfortably Numb, Mother, Money, Echoes, mas aqui fica a minha escolha. Muito obrigado pela visita e comentem !!!
Pink Floyd - Time Pulse DVD

Clique aqui para deixar um comentário

5 Comentários:

Érick Delemon disse...

Ahhh garoto. Sempre o Pequi pra trazer informação pra coisa que vale a pena. E esse ae eu conheço, pelo menos um pouco do Pink Floyd, Pulse ficou ótimo como um todo, realmente demais, e poxa, como eu queria estar em Londres em 2005, muleque de tudo, só pra falar: meninos eu vi, eu estava lá. Hahaha Boa mano pick's

Francisco disse...

Grande escolha para um post.
Falar em David Gilmour, Pink Floyd e Roger Waters, é mexer com quem realmente gosta do bom e velho Rock.
Parabéns, Pequi!
Abraços.

Anônimo disse...

hoje eu ouvi pink floyd

fabricioheartbreaker disse...

piquii floyd!!

Matheus Carvalho" disse...

Fala aí galera...tenho acompanhado os posts desse blog e me surpreendido, de uma qualidade imprescindível é altamente recomendado !!
Curti demais esse post, o Gilmour é de fato fora do comum, o cara é muito foda e tudo mais.
Aos que conhecem pouco ou estão conhecendo agora o Pink Floyd queria sugerir um álbum: Obscured by Clouds, o disco é mto bom, com certeza diferenciado.
Queria também sugerir ao Flávio Piqui que em algum momento oportuno postasse um artigo sobre o Syd Barrett, totalmente polêmico, esse nome sem dúvida rende muita discusaão.

Parabéns aos donos do blog pelo trabaho muito foda.
Valeu !!

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

"Faça o que tu queres, pois é tudo da lei!" E diga aqui também!

 
{nama-blog-anda} is proudly powered by Blogger.com | Template by Agus Ramadhani | o-om.com
BlogBlogs.Com.Br