Por: Diego?Glommer?
Coringa de Heath Ledger. Excessivamente sombrio?
Não sei de onde veio surgir isso na minha cabeça, pois o The Dark Knight já está até bem velhinho. Talvez tenha brotado de uma discussão com uma amiga que disse que o Coringa do Ledger era o melhor.
Sinceramente, até achei legal a atuação dele, mas creio que faltou algo da essência do personagem nas Hqs. Em certos momentos parece mais um psicopata qualquer do que o ser complexo que estou acostumado a ler.
O Coringa das Hqs geralmente é descrito como um cara totalmente perturbado, porém há peculiaridade dele fazer tudo aquilo apenas para se divertir. Tanto é que não ousa jamais matar Batman, pois o considera como o único adversário digno de enfrentá-lo.
Acho que a atuação do Ledger peca em relação a isso. E apesar de algumas boas sacadas no decorrer do filme, acaba meio que descaracterizando o lado mais interessante do Coringa, que é essa propensão para o mal, mas que advém de uma perspectiva muito peculiar da realidade, onde, de certo modo ele se enxerga como o grande palhaço de um espetáculo circense tenebroso.
Outra atuação feita em cima do personagem, que muita gente torce o nariz, mas que acho interessante é de Cesar Romero, que interpretou o personagem no famoso seriado dos anos 60.
Coringa de Romero: Muito Palhaço?
O motivo pelo qual as pessoas acham o personagem “tosco” se dá pelo fato de que ele era um grande fanfarrão. Entre os seus principais planos estava o seguinte: transformar em gelatina os reservatórios de água de Gotham City. Mas acho que Romero se saiu muito bem, tanto mais tendo em vista que o próprio Batman dos quadrinhos, naquele momento também era mais voltado para esse lado nonsense. Afinal, não eram tempos psicodélicos? (Não me esqueço um dia que vi uma capa em que o herói aparece sentado numa poltrona comendo uma pipoquinha enquanto via o seu seriado na tv.)
No entanto, considero como mais memorável o Coringa do Jack Nicholson. A opinião mais comum contra ele é que teria tornado o personagem excessivamente cômico. Já eu penso que não tem nada de excessivamente engraçado ali. Na verdade há uma composição bem interessante do personagem e que considero bem fiel às hqs. (Pessoalmente não acharia nada engraçado ver o Coringa versão 90 causando o terror em minha cidade).
Coringa de Nicholson: Exageradamente canastrão?
Nicholson se dá muito bem nos trejeitos, parecendo muito mais com o personagem do que Ledger (que por sinal julgo como ridícula aquela maquiagem usada). Tanto é que só em Nicholson consigo me remeter ao inimigo número um do Morcegão.
Mas apesar de minhas preferências concordo que Ledger trouxe o lado mais sinistro para o personagem que era um elemento que faltou no Coringa mais canastrão de Nicholson.
Enfim, eu sei que essa discussão é tola. Mas não é de deixar de fazer essas comparações. (Mas me diz aí: Qual é o seu favorito?)
Abraços! E até semana que vem.
10 Comentários:
O Nicholson atua melhor talvez pelo jeitão e cara "de não vale nada"
Fiquei muito feliz de saber que tem mais gente concordando comigo. tudo bem, eu sou suspeito, pois sou fã demais do Jack, mas realmente o coringa dele foi vítima de algumas críticas injustas depois do lançamento de "The Dark night".
o que considerei o maior absurdo do filme de Tim burton na época foi o Coringa Morrer no final. aquela sim foi a maior tolice do filme. Curiosamente no filme novo, onde o Coringa não morre, morreu o ator. É uma coincidência triste!
Este blog tem se mostrado interessantíssimo, estou adorando as matérias!
Um abração!
Rodrigo Andolfato
O Cezar Romero, fez o papel adequado para o seriado e para a época. Os próprios Batman e Robin, eram palhaços.
Quanto ao velho Jack, para mim foi o melhor Coringa.
Abraços.
Infelizmente não vi Romero, mas lembro de Nicholson com uma ótima atuação, a de Ledger também o foi a seu tempo. Ledger é profundo, louco, mas realmente falta o elemento cômico que apareceu talvez somente uma vez no filme. O que não acontece com os demais, mas talvez falte a estes algo mais psicótico também. Ótima exposição, acho que cada um tem um valor pontual para cada época e necessidade que o enredo exigia. Quem sabe se jogarmos tudo no liquidificador saia um Coringa fanfarrão e ao mesmo tempo sombrio, palhaço e canastrão =D
Boa noite!
Sim, meu amigo. aceito a parceria, via troca de links, com seus dois blogs. E até proponho uma parceria maior. Caso aceite, meus blogs são:
http://poemasdeandreluis.blogspot.com/
[ Gritos Verticais ] – que é meu blog principal]
http://poeticaheretica.blogspot.com/
[ Pó(ética) Herética ]
http://gritosverticaisdanaturezapoetica.blogspot.com/
[ Raiz de Cem ]
http://sonsdesonetos.blogspot.com/
[ Sons de Sonetos ]
http://prosaepoesia.wordpress.com/
[ O Poema Nosso de Cada Dia ]
http://docedefel.wordpress.com/
[ Doce de Fel ]
A parceria pode ser com todos, ou com algum(ns). Fica à sua escolha.
Aguardo contato.
Muito obrigado pelas palavras generosas em relação ao meu poema.
Grande abraço!
André L. Soares
direitos.autorais2006@gmail.com
.
eu prefiro o do Ledger!!! muito sinistro e psicopata! concordo que faltou um pouco do elemento cômico, mas ficou muito psicopata, por isso que eu gostei pra caramba!!!!!!
rssrrss
Karol!
Bom dia querido!
O debate não é tolo, tão pouco inútil.
Com a morte de Ledger as pessoas, principalmente os fãs lunáticos, fizeram um rebuliço em torno da atuação dele numa tentativa de homenageá-lo.
Eu vejo por este lado: a morte é algo que toca as pessoas e as sensibiliza a ponto de ficarem cegas por um determinado momento. Por este fato ter ocorrido com alguém famoso e de forma tão precoce, elevou o efeito piegas ao quadrado.
Não me lembro de ter visto a atuação de Romero, entretanto, vi um pedacinho de uma cena do seriado e achei tudo (t-u-d-o!!!) muito cômico, a começar pelas falas.
Acredito que cada ator cumpriu sua função e representou a personagem dentro da proposta de cada trabalho, pois é incontestável que o seriado, o filme com Nicholson e o mais atual com Heat, têm o mesmo fio histórico, entretanto o clima dado por quem adaptou o roteiro é drasticamente diferente.
Resumindo: O Curinga de Romero não seria bom para o último filme e nem a interpretação de Ledger ficaria bem no seriado antigão.
PS.: Puxo a brasa para a sardinha de Nicholson! hehehehe...
Kiso!
http://garotapendurada.blogspot.com/
Também puxo a brasa para a sardinha de Nicholson, por razões bastante simples: trabalhou tão bem quanto Heath Ledger e foi o Coringa mais fiel aos quadrinhos, sem as trapalhadas excessivas de Cesar Romero, nem a maquiagem "Secos e Molhados" de Ledger.
Também puxo a brasa para a sardinha de Nicholson, por razões bastante simples: trabalhou tão bem quanto Heath Ledger e foi o Coringa mais fiel aos quadrinhos, sem as trapalhadas excessivas de Cesar Romero, nem a maquiagem "Secos e Molhados" de Ledger.
Postar um comentário
"Faça o que tu queres, pois é tudo da lei!" E diga aqui também!